quinta-feira, 23 de julho de 2015

O Velho Pescador


          Como sabemos a arte é a maior dádiva da humanidade, porém existem muitas controvérsias em torno de algumas obras de arte.

          Conheço esse quadro desde minha infância, já que era obcecado em observar as obras de arte nos livros, principalmente nos de história. Porém o mesmo guarda um segredo que poucos imaginam e muitos chamam de mensagem subliminar, nesse caso eu chamaria de mensagem oculta proposital.


          Esse pintura acima foi realizado pelo pintor Tivadar Csontvary Kosztka, a mesma é intitulada de "O Velho Pescador", e a primeira vista mostra um homem idoso com traços bem definidos e uma paisagem ao fundo que pode ser interpretada de diversas formas.

          Esse não é o que torna a obra de certo modo sombria, mas uma mensagem oculta deixada pelo autor que só foi descoberta depois de sua morte.


          Um espelho colocado no meio da tela mostra duas faces diferentes: Deus (se o ombro direito do velho é refletida) e do diabo (se refletir o ombro esquerdo).



          Quem desconfiaria que uma simples pintura como essa traria algo tão relativo e paralelo. Se observarmos bem, o idoso na pintura original se mostra bastante pensativo, e com uma análise mais a fundo, em meu ponto de vista, ele pode retratar a humanidade, experiente, porém com seus dois lados.

          O bem e o mau caminham lado a lado, e podem juntar-se de certo modo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário